A INTERNET EM NOSSA VIDA

Saudações a todos vos! Internautas de plantão, sempre plugados, conectados e ligados a essa tal rede de comunicação, chamada internet!

No dia 17/05, comemora-se o dia mundial da internet. E é por meio dela que chego até cada um de vocês, Quantos de nós hoje nos perguntamos, o que seria do mundo sem a internet? Essa que nos traz infinitas utilidades, permitindo obter todo tipo de informação de forma instantânea, com compartilhamento de informações e serviços a permitir que todo público tenha acesso.

Trata-se de uma história recente: Em 1990 a internet teve um impacto enorme na cultura e no comercio mundial, embora já estivesse com 23 anos de história que estava conectada ao Brasil, mas ainda era pouco conhecida do grande público, quando apenas a minoria entendiam o que queria  dizer, “a rede mundial de computadores” nesta época os avanços foram tão velozes que apenas em dois anos, em 1992, a internet ultrapassava a marca de 1 milhão de computadores conectados. No mesmo ano, eram testados os primeiros protótipos de navegadores para a web.  Pouco tempo depois, tudo estava diferente, tornavam-se  populares muitos tipos de navegadores, com eles também chegavam diversos tipos de vírus que circulavam pela rede… Hoje em dia quantos benefícios ela nos traz. Tornou-se uma forma de comunicação quase que inimaginável a poucos anos atrás, temos literalmente o mundo inteiro na mão à apenas um toque, seja no trabalho, agilizando nossos contatos com e-mails,  contratos, cartões de visitas e apresentações, transmissões ao vivo, chamadas de vídeo interativas, fóruns de discussão, sem falar nas redes sociais, quanta rapidez, a qualidade e a  quantidade cresce cada vez mais. Pode parecer muita coisa, mas prepare-se: Ainda vem muito mais pela frente. Dados que são transmitidos em velocidades cada vez mais elevadas por meio das  redes de fibra ótica, também estamos conectados por meio de diferentes formas como a
conexão dial-up, a banda larga, o wi-fi, e também a tecnologia 3G ou 4G, presente em telefones celulares. Criamos por meio da net, um novo padrão social, em que cada indivíduo faz parte de uma rede complexa, reunindo à sua volta diversas comunidades (família, colegas de trabalho, amigos de bairro, da academia, da igreja etc.).

O grande problema oriundo de tudo isso é que, conviver com tanta informação de dados não é tão simples, as pessoas tendem a se comportar como um computador, pensando em várias coisas ao mesmo tempo, o perigo desta atitude é que a pressão causada por esta avalanche de informações em nossa memória, faz com que se torne impossível lembrarmos de tudo, como consequência,  surgem o aumento do estresse, na família, na escola, no trabalho e em toda nossa vida. além disso, passar muito tempo, seja no celular ou no computador, também pode gerar algumas confusões mentais. “A web pode muito bem nos fazer tratar os computadores como pessoas e as pessoas como computadores, até o ponto em que começamos a tratar os dois da mesma forma”

Outro grande problema é que: Tudo e todos estão conectados em múltiplas plataformas, dezenas de Apps, centenas de mensagens e uma infinita quantidade de informações, num mundo (meio que como sem lei,) embora haja a lei que regulamenta tudo isto, mas como se tornou comum qualquer pessoa gerar comunicado, gravar videos e disparar, muitas vezes sem nenhum critério, por meio de um certo You tube, ou WattsApp, entre outros, ferramentas que possibilitam que cada um de nós,  nos tornássemos produtores, atores, cantor ou artista; somos protagonistas e personagens de todo tipo de filmes, (Que maravilha). Só que por tudo isso, estamos todos vulneráveis a ter contato com muito lixo, propagandas enganosas, notícias falsas, as tais fake news. Que as vezes compartilhamos também sem nenhum cuidado…

Tudo ficará melhor, se cada um cuidar em verificar a veracidade das informações para depois passar adiante, deixar de compartilhar aquelas mensagens prontas, quase sempre enviadas sem nenhum sentimento de sinceridade, isso porque hoje contamos centenas e  até milhares de amigos virtuais, daí acabamos cometendo o mesmo pecado com todos aqueles que realmente são importantes para nós, um familiar, um irmão, ou aquele amigo de verdade, o parceiro de todas as horas, os que derrepente nem chegue a contar uma dezena deles. A estes devemos mandar nossa própria mensagem, mesmo que estas sejam sem sons ou animações incríveis, mas que seja repleta de sentimentos a transmitir o conteúdo sincero de nosso desejo! 

Num mundo cada vez mais moderno, marcado pelo avanço da tecnologia, sentimos a necessidade de avançarmos ainda mais numa administração dos valores éticos e cristãos que possamos praticar de verdade, ações de prudência, honestidade, sinceridade, amor, companheirismo, piedade, fortaleza e sabedoria,  para que se assegure a continuidade e o crescimento do nosso agir evangelizador numa sociedade cada vez mais dividida, fria  e individualizada.

Dica da vez! Mente e coração trabalham unidos para a busca do conhecimento, os bons pensamentos são como remédios infalíveis indicados para todos os males, as boas ações são como que um porto seguro aos que se veem naufragados…

 

Viajante corredor.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s