ILHA DO MEL – A SAGA PARTE 1

Bem vindos caros leitores!

Chamarei de SAGA, a nossa experiência vivida na Ilha do Mel e que será contada em algumas edições neste blog.

Saga: Designação – Narrativa ou história com mais de uma parte

Agradecemos o acesso à nossa página, sua visita é sempre motivo de alegria para nós!

Movido por esta mesma alegria, quero contar um pouco sobre as  nossas atividades nas viagens, corridas, treinos, entre outras.

IMG_3139.JPG

Informações gerais da Ilha do Mel

Na edição de hoje e também em algumas próximas, falarei sobre a Ilha do mel, este pedaço de paraíso no litoral do Paraná, onde escolhemos passar os dois últimos réveillons,  um lugar fascinante, daqueles que é quase impossível deixar de se apaixonar, como também é impossível de descrever em poucas palavras, todas as maravilhas deste lugar, que é repleto de imensa beleza, um grande presente da natureza…

Ilha do Mel ao fundo.

Um pouco de história da ilha
A Ilha do Mel tem aproximadamente 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que a elevou à categoria de Estação Ecológica em 1982. Em março de 2002 foi criado o Parque Estadual da Ilha do Mel com uma área de 337,84 hectares. Seus principais atrativos são, o Farol das Conchas, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e a Gruta das Encantadas.

IMG_3136.JPG
Placa de boas vindas no trapiche de Nova Brasília

Dos seus 2.700 ha,apenas 200 têm permissão de uso – o restante é reserva ecológica (tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982). O turista dispõe de pousadas e pequenos restaurantes. A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas.

IMG_3141.JPG
Indicações das diversas trilhas e suas atrações.

Não há ruas ou estradas, toda locomoção se faz por trilhas pelo meio da mata e também por diversos trechos passando pelas praias que são muitas aqui, ou ainda por meio de transportes náuticos a partir dos trapiches.

IMG_3326.JPG
Trilhas que levam a muitos pontos da ilha

A implantação de geradores de energia elétrica, em 1988, deu início a atitudes que hoje se transformaram em preocupação pela preservação da ilha e sua principal atração: a natureza.

Origem do nome
Existem várias versões sobre a origem do nome “Ilha do Mel”:

– Antes da Segunda Guerra Mundial a ilha era conhecida como a ilha do Almirante Mehl que se dedicou à apicultura e cuja família lá frequentava.
– Marinheiros aposentados viviam na Ilha e dedicaram-se à apicultura, produzindo uma quantidade tamanha que chegaram a exportar o produto até os anos 60.
– A água doce existente na ilha contém mercúrio. Em contato com a água salgada isto causa uma coloração amarela, semelhante à cor de favos de mel.
– Os índios Carijós que viviam na região apreciavam muito o mel de abelhas, então a exploração apícola é antiga.
– A ilha seria entreposto para navios comprarem mantimentos, entre eles farinha (mehl em alemão).

Dados geográficos
– Encontra-se a 15 milhas de Paranaguá.
– Área de 27,62 km²;
– Área de praias: 55,05 ha;
– Área da Estação Ecológica: 2.240,69 ha;
– Altitude Máxima: 151 m

Mapa da Ilha do Mel

Mapa Ilha do Mel

O IAP (Instituto Ambiental do Parana), é o órgão que controla e cuida da Ilha do mel, que integra um dos mais complexos estuários da costa brasileira, e abriga duas unidades de conservação, o Parque estadual da Ilha do Mel e a Estação Ecológica. Para isso se faz o controle de acesso de visitantes na ilha, que tem o limite diário de  até 5.000 mil pessoas tanto para visitantes que vem para passar o dia, como também os que estão hospedados por mais tempo na ilha.

IMG_3070.JPG
Terminal de embarque e desembarque em Pontal do Sul

O cadastro da visita e do visitante é obrigatório e é feito nos terminais de embarques, no Pontal do Sul e de Paranaguá, que são de onde partem as embarcações com destino para a ilha, com dois terminais de desembarques, Nova Brasília e Encantadas.

IMG_3092.JPG
A caminho da Ilha do Mel

Este controle serve para fiscalizar e zelar, para que não haja superlotação que exceda a capacidade de hospedagem, como também conscientizar o visitante da necessidade de preservar, afim de evitar a degradação e destruição deste paraíso!!!

IMG_3685
Paraíso! Chamado Ilha do Mel

Dica da vez! A maior riqueza que temos, é tudo aquilo que conhecemos, mergulhar no conhecimento, é o  melhor jeito gostar, de amar e de preservar para sempre nosso conhecimento. Sabedoria e experiências, ninguém pode nos roubar!!!

Até breve!

Viajante corredor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s