Maratona Aquática na Ilha do Mel Paraná

“Um tema que desperta nossa imaginação e pensamentos…”

ilha do
Vista aérea da Ilha do Mel – Paraná  Brasil

Olá viajantes, atletas e aventureiros! Quero compartilhar com vocês os sentimentos, as emoções, os desafios e a experiência da minha estréia em natação de longa distância em águas abertas.

Como escolhi ser chamado de  Viajante Corredor,  ao retornar de uma  viagem que encerrou o ano de 2015 e inaugurou 2016,  fui logo planejando qual seria a próxima. Isto foi no mês de janeiro deste ano, como também já comentei anteriormente, sempre tenho buscado por algum evento que sê possa associar as duas coisas, que é viajar e correr, só que desta vez, acabou sendo viajar e nadar.

maratona ilha
Logomarca do evento

Foi então que conheci a Correr e Nadar, uma Empresa que promove eventos de maratona aquática, travessias e corridas na região sul; No seu calendário, maratona aquática da ilha do mel no dia 16 de abril,  nas distância de 20, 10 e 4 kilómetros, tendo ainda 20 kilómetros para stand-up padle,  bateu logo aquela vontade de encarar um desafio inédito para mim, pensei, se é prá ser: Vou logo para a modalidade de 10 k, afinal, tinha ainda por volta de 60 dias para treinar, porém, os que mais me incentivam nesta idéia de vida de  atleta, a esposa e o casal de filhos, ficaram de certa forma surpresos, como que perguntando, será?.

IMG_20160228_104937750_HDR
Treinando para Maratona da Ilha do Mel

Com o passar dos dias, procurei aumentar o meu tempo de natação, só que na própria piscina que por sinal é bem pequena, neste período nem pude ir até o litoral para sequer ter uma prévia  nas águas do mar, mas a idéia foi amadurecendo e a data no calendário encurtando, fui trabalhando o psicológico de meus apoiadores, que seria com certeza uma excelente oportunidade de um passeio em família, além de conhecer a famosa ilha do mel. No final de março,  fechei minha inscrição para o evento, aí então correr para fechar a hospedagem na ilha, que por sinal estava com muita procura para os dias do evento, após  vários contatos, estava também fechado com uma pousada, à estas alturas já estávamos todos com muita expectativa para a viagem.

IMG_3767
Viajando de carro

Sexta feira 13 de abril,  outra vez, viajando de carro, o nosso destino  a cidade de Pontal do Sul PR, onde  fica o veículo, dali prá frente somente de barco, (na ilha não se pode entrar com carros ou motos) como sempre fazemos em nossas viagens de carro, procuramos manter os horários bem flexíveis,  se viajar é tudo de bom, viajar com tranquilidade e calma é melhor ainda, pela frente 535 kilómetros, como viajar de carro tem suas vantagens, um pouco antes de chegar em Curitiba, optamos descer pela estrada turística da  Serra da Graciosa.

IMG_3040
Cachoeira na Serra da Graciosa

Fomos curtindo a todo momento o passeio,  por volta de 15:30, já estávamos embarcados para fazer a travessia do continente para a ilha onde chegamos por volta de 16 horas, desembarcamos no trapiche de Nova Brasilia, daí em diante tudo é novo para nós, seguimos pelas trilhas cerca de 500 metros em meio a mata até encontrar a pousada, check inn realizado, logo saímos para retirada do kit e participar de um congresso técnico da prova, num outro ponto da ilha à cerca de 4 km, caminhando pela praia e também por trilhas, que são muitas, por isso fica a dica para quem for visitar a ilha do mel, estejam preparados para longas caminhadas, o lado bom é que a exuberância da natureza compensa e como compensa.

Depois do congresso e da retirada do kit, voltar os 4 km até a pousada,  relaxar um pouco, descansar, porque a madrugada do dia seguinte promete,  a concentração dos atletas  será as 05:15 da matina para a largada as 06:00 horas. Claro que foi inevitável nem dormir direito. devido a enorme expectativa do que estava por vir, mas antes das 05:00 horas já na ativa. café tomado na pousada, ainda tinha que correr uns 2 km até o local da largada da prova, como quase sempre acontece em grandes eventos,  o início acabou atrasando um pouco, enquanto isso fomos tendo contatos e trocando experiências com outros atletas, fomos todos de barco por 1 km mar adentro, local de onde foi a largada para a modalidade dos 20 k, depois desta largada, nossa modalidade seguiu com o  barco para o  km 10.

IMG_3729
Concentração e expectativa para a largada – Um belo amanhecer!

Foi deste ponto nossa largada, que aconteceu somente com a passagem do primeiro atleta dos 20 k, esta espera  durou cerca de 02 horas e 25 minutos, claro que nesta espera as emoções se intensificam, para relaxar pudemos pular do barco e dar algumas braçadas por ali. Com a aproximação do primeiro atleta dos 20 k,  seguimos para a margem e alinhados com a água na altura do joelho é chegada o grande momento da largada, que se dá em meio a cotoveladas, pernadas e empurrões e com o coração batendo a mil. O embolo logo se desfaz e cada um vai estabelecendo seu ritmo, como para mim é tudo novidade, mantive o foco e o controle emocional,  o objetivo era nadar e completar o percurso sem nenhum compromisso com o cronômetro, o pensamento era de concluir em torno de  3:30 a 4:00 horas.

No site do evento, havia a informação de que a prova tem grau de dificuldade muito alta, devido às condições inesperadas do mar… Pude viver e comprovar a veracidade desta informação.

natação
Finalizando a prova

Na primeira parte da prova, vai tudo uma beleza, mas com o passar do tempo as exigências vão se tornando cada vez maior, contudo,  é preciso manter-se muito focado, para com força e ir vencendo cada braçada, a previsão das tábuas das marés se confirmaram naquele dia, a vazante começou mesmo por volta das 11:30 horas, daí em diante pude entender de fato o que significa nadar contra a corrente, com a alta da maré, a sensação era de dar três braçadas prá frente e voltar duas para trás, foi preciso muita garra, força e foco para superar as dores que à estas alturas já eram bastantes e continuar vencendo as ondas que estavam cada vez maiores, manter-se concentrado fez a diferença para não desistir, finalmente depois de 04:16:31 (quatro horas e dezesseis minutos) estava passando pelo tapete de cronômetro do finisher, aí então foi só comemorar com a minha prole, que me aguardavam ansiosos e claro, curtir a boa sensação e  o sentimento de dever cumprido.

IMG_3399
Objetivo conquistado

Para concluir galera, posso afirmar que:  Foi um desafio muito grande, grande também a satisfação de poder realizar,  felicidade de se ter condição para vivenciar tais experiências, alegria enorme de poder contar sempre com pessoas que estão ao meu lado, certeza absoluta de que se planejamos bem, podemos muito, ou melhor podemos tudo!

Espero que curtam isto

Grande abraço

Viajante corredor

 

 

 

 

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Maratona Aquática na Ilha do Mel Paraná

  1. Antônio,
    Ta esbanjando disposição emmmmm!!!!!
    Parabéns, qq hora vamos fazer uma caminhada leve … acho que é o máximo que consigo!

    Abs.

    Denilson.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s