De carro ao Sul do Brasil – Primeira parte.

Continuando em viajar e correr, desta vez o tema será: Viajando de carro ao sul do Brasil. nossa programação: Maratona de Porto Alegre, seguindo por  Serras Gauchas e Cânions em Cambará do Sul – RS

Satisfação grande em compartilhar este projeto de viajar de carro pelo sul do Brasil, realizada em junho de 2015, com compromissos variados; O primeiro compromisso um grande desafio: Maratona de Porto Alegre, minha estréia em maratonas e depois, serras gaúchas e cânions em Cambará do Sul; Antes porém, saindo de Valinhos, são somente 1.200 km até a maratona dia 14 de junho, mas como estamos sempre correndo atrás de uma boa viagem, resolvemos seguir por  uma rota alternativa, com o objetivo de aproveitar e conhecer lugares novos,  mesmo que isso nos leve a percorrer alguns kilómetros a mais, escolhemos ir pelo Vale do Ribeira  até Curitiba PR, seguimos por Sorocaba, Capão Bonito sentido Apiaí, entramos no PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira)

04 Chegando no Petar.jpg
Vale do Ribeira SP

Fizemos algumas paradas para descanso e observação das belezas, até esta parte, rodando por estradas mais ou menos retas e em boas condições de conservação, neste pedaço do interior Paulista até Apiaí; Daí em diante. pela estrada da Ribeira, a coisa se complicou um pouco, estradas muitos sinuosas,  passamos pela cidade de Ribeira- SP

10 Chegando em Ribeira SP
Chegando em Ribeira SP

Entramos no Paraná por Adrianópolis,  estrada  sem terceira faixa, muitas subidas, curvas e mais curvas, com transito muito intenso,  o que acabou por atrasar o tempo de viagem.

15 Belas Paisagens
Estrada do Ribeira  – Paraná  belas montanhas

Nosso plano  para este primeiro dia da viagem, era de fazer a primeira parada em Florianópolis SC, mas devido à demora no trecho da serra, resolvemos passar a noite em Curitiba, a linda capital Paranaense, com hospedagem no bairro de Batel, (point gourmet) da cidade, claro que aproveitamos para um belo passeio nesta primeira noite da viagem.

17 Curitiba PR dia 11 junho
Curitiba – Paraná

O dia amanheceu nublado com temperatura baixa, normal para Curitiba em junho, é claro, o jeito foi espantar a preguiça, deixar o hotel, malas no carro,  nosso destino para hoje é a Capital Gaucha; Deixando Curitiba,  pela frente BR 101 – aí sim!

21 BR 101 PR
Seguindo para Santa Catarina

Nossa  ideia era de fazer uma parada para um breve banho de mar em Floripa, que acabou não acontecendo, pois uma frente fria deixou o tempo fechado com chuviscos e frio.

36
Floripa com chuva

Entramos em Floripa somente para o almoço, um giro breve e voltamos à famosa BR 101.

41
Saindo da Ilha de Santa Catarina

Daí, foi pé na tábua ,que vou prá Porto Alegre tchau!  Onde chegamos por volta de  19:30 horas: Próximos dois dias casa da Marina e Rogério, nossos queridos sobrinhos que lá residem no charmoso bairro de Moinhos de Vento e tinham a incumbência de nos apresentar a cidade, função que fizeram muito bem, começando pela manhã daquele sábado 13/06 (dia de Santo Antonio), fomos lá pra zona sul no outro lado da cidade, bairro Cristal, retirar kit da maratona e conhecer o local de largada e chegada da prova, depois o dia estava inteiro para passeios, que tivemos a alegria de realizar, conhecendo a região da cidade baixa, o parque da farroupilha, entre outros, no final do dia, um inesquecível passeio de barco que sai da Usina do Gasômetro, um belo centro cultural, que em sua história já foi até um presídio. (Que bom que isso já ficou pra história)

84
Centro Cultural do Gasômetro

Neste local que é muito frequentado pelos turistas, além das atividades culturais no seu interior, na praça do entorno, há uma animação muito grande, shows ao ar livre, uma mistura de gêneros, feira de artesanatos e barracas com comidas típicas, etc.  Alem disso, um desfile da gauchada com  garrafas de água quente e suas cuias de chimarrão, vestindo seus trajes típicos, sempre muito elegantes e que estão quase sempre deitados em  colchas e toalhas pelos gramados; Deste ponto é que saem os barcos que seguem pelo rio Guaíba e Jacuí, com duração  de aproximadamente 1 hora.

72.jpg
Porto Alegre – Vista do Guaíba

Um passeio que todo turista deve fazer,  navegando pelo rio, temos o privilegio de admirar de um lado a imponência da cidade  e do outro um lindo por do sol (o mais bonito do mundo com dizem os gaúchos, tchê).

Final do dia que foi bastante intenso e muito aproveitado,  noite chegando é hora de descansar para encarar 42 km + 195 metros de maratona logo cedo.

76
Mas Guri! Será que eles tem razão?

Há! Aquela manhã de domingo 14/06/2015, o dia amanheceu com uma chuva fina e temperatura em torno de 9 graus, às 05 da matina já na ativa e graças ao apoio do Rogério, atravessar a cidade de carro até o Cristal e encarar o desafio; Como já tenho comentado em outros posts,  o meu intuito nestas corridas que tenho realizado, são sem grandes pretensões de resultados;  Como a minha preparação foi de certa forma bastante moderada, objetivando esta prova, a minha meta particular era completar o percurso, que estimava fazer em torno de 04 horas; Um pouco antes da largada, felizmente a chuva fina parou, mas a temperatura continuava baixa,  claro que iria subir, as 07 horas, largada emocionante para uma enorme quantidade de participantes da 32º edição da maratona  de Porto Alegre, que contou com cerca de 7.500 participantes; Já que lá eu estava, o jeito era correr.

88
Passeando por Porto Alegre

Que sensação agradável de estar lá em meio à aquela multidão, gente do mundo inteiro, uma enorme sensação de liberdade, porém sempre concentrado, tendo em mente a seriedade do grande desafio, que em cada trecho estava se realizando, passando por belas praças e grandes monumentos em um percurso totalmente plano desta linda cidade; Como sempre comento, um passeio! Em meio ao percursos trocando algumas palavras com os companheiros e até encontrando pessoas de nossa região que também lá estavam. Sem perder o Foco e o objetivo, passadas seguras, os kms iam sendo vencidos e a distância restante diminuídas. Finalmente após o tempo de 03:49:40 lá estava eu, cruzando a linha de chegada.

91
Vencendo desafios – Valeu Porto Alegre

O cansaço deu lugar à uma alegria muito grande, o momento era de festejar em meio a tantos;  Rostos estranhos que  foram companheiros nesta interessante jornada e que também venceram o desafio e claro comemorar muito com minha esposa e os sobrinhos que la estavam para o clic na foto da vitória. Como é bom executar aquilo que planejamos. Deixo aqui um grande Parabéns a todos os participantes deste evento, e você já correu a maratona de Porto Alegre? Compartilha com a gente nos comentários.

Dica da vez: Sonhe, almeje, planeje, prepare-se e Viva!

Grande abraço

Aguardem, logo mais a segunda parte dessa história.

 

Viajante Corredor.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “De carro ao Sul do Brasil – Primeira parte.

  1. Antônio,
    Parabéns pelo passeio, até aqui, estou gostando das fotos, os lugares são fantásticos, e um parabens em especial por conquistar o objetivo traçado q era de vencer o percurso em 4 horas.
    E a dica da vez, VC executou muito bem. Abs.
    Denilson

    Curtir

    1. Oi Marina!
      Sabia que iria gostar!! Deixamos de adicionar as fotos com imagens pessoais, devido à falta de autorização das celebridades (guria e guri) rsrsrs!
      Sem contar que não passaria na censura da editora chefe + rsrsrs!
      O Rogério prometeu que correria comigo em 2016, diga a ele que se ele não for, eu também não irei tchê.
      Tks

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s